Comecei a transição capilar - 6 meses de transição


  Esperei alguns meses antes de vir falar sobre esse assunto aqui no blog, mas cá estou, pronta para dividir minha experiência com a transição capilar.

  Comecei a transição contra a minha vontade, pois em Janeiro passei por uma cirurgia nos olhos e tive algumas complicações na minha recuperação; entre elas, não consegui mais fazer progressiva. Após a cirurgia, esperei três meses para fazer a química, porém enquanto secava o cabelo com o produto tive muita dor nos olhos, e ao ir no médico e fazer exames percebi que uma das minhas córneas estava machucada, tive que usar um colírio especial por algumas semanas. Dois meses depois tentei fazer a progressiva novamente mas mal passei o produto em uma mecha e meus olhos já começaram a arder loucamente, e foi ai que percebi que seria a hora de parar de nadar contra a maré. Eu não sei bem o motivo para essas dores e por ter lesionado a córnea quando me expus ao produto, mas o fato é que eu fui obrigada a cultivar meu cabelo natural pelo bem da minha saúde.

  Eu adoro minha aparência com o cabelo liso, porém apesar de parecer clichê, a transição envolve questões mais profundas do que a mudança na aparência dos cabelos, e sim uma mudança total em seu estilo de vida e personalidade.

  O que mais me marcou nesses primeiros meses sem progressiva é aprender a me aceitar em qualquer ocasião, pois antes era inconcebível sair de casa sem antes secar e alisar o cabelo, me sentia mal, fora da caixa, com uma impressão de que todos que me vissem me julgariam e achariam feia. Aos poucos estou aprendendo a me olhar com mais amor e carinho, e me achar bonita independente se estou com o cabelo escovado ou natural.

  A transição envolve um processo de aceitação, que vai contra ao que a maioria das mulheres aprendeu durante a vida, onde crescemos tentando domar os cabelos deixando marcas profundas em nós, influenciando em nossa auto estima, padrão de beleza e gerando até traumas. Crescemos aprendendo a disfarçar o volume e alisar os fios, por isso quando decidimos parar com a química não sabemos muito bem como tratar o cabelo natural.

  Começamos a pesquisar na internet sobre o tema e encontramos centenas de vídeos de blogueiras falando sobre os tipos de cachos, componentes dos shampoos, entre tantos outros nomes difíceis, que num primeiro momento nos deixam assustadas achando que será impossível passar pela transição. Mas calma, amiga! Você dará conta!

  Eu não tive escolha, não conseguia fazer a progressiva, minha raiz já estava grande, me fazendo ter aquele efeito "capacete" quando fazia escova, então apenas aceitei e comecei a tentar aprender a lidar com o meu cabelo. Quando me dei conta, comecei a desenvolver uma relação de carinho com ele, comecei a cuidar mais, pesquisar sobre o que faz bem aos cabelos cacheados e o que deve ser evitado. Comecei a aprender mais sobre como finalizar o cabelo, pois no inicio eu pensava que era só lavar e esperar que o cabelo ficasse maravilhoso igual via nas fotos, fiquei surpresa ao perceber quantas técnicas as mulheres usam.

  A sensação que tive quando me olhei no espelho e me senti bonita com o cabelo natural foi inexplicável, pois minha relação com a chapinha era de escravidão, e pude desfrutar de uma sensação de liberdade indescritível! As vezes me pego olhando no espelho e fico emocionada com o que vejo e sinto, pois a transição verdadeira começa de dentro, é um verdadeiro processo de aceitação.

  Não se trata de ter cabelos na moda, se trata de se aceitar em todas as maneiras, de não se sentir mal por usar o seu cabelo natural, não deixar de curtir a vida com medo de estragar a chapinha, é começar a trilhar o caminho do auto conhecimento e aceitação, é uma mudança de vida!

  Em breve retorno para dividir mais experiências sobre esse processo com vocês. Enquanto isso, deixo uma dica de filme que aborda esse assunto chamado Felicidade Por Um Fio, disponível no Netflix.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus