É preciso tempo para se recuperar


 Olá, queridas.

 As vezes acontecem coisas na nossa vida que nos deixam marcas, e queremos apenas ser capazes de superar aquela situação num piscar de olhos, por isso tentamos tudo o que está em nosso alcance. Tentamos seguir conselhos de coaches, blogueiras, livros de auto ajuda, conselhos de amigos e por ai vai, mas parece que por mais que nos esforçamos ainda não conseguimos superar totalmente aquilo que está nos afligindo e por isso vem aquela sensação de impotência.

 Eu passei por uma situação dessa em dois momentos da minha vida, a primeira vez foi após o fim de um longo relacionamento, me sentia sem chão, me afundei no luto mas com o passar dos meses decidi que era preciso seguir em frente, então me agarrei a tudo que achava que poderia me ajudar a superar essa fase difícil, me agarrei a amigos, igreja, viagens, livros de auto ajuda, entre outras saídas, porém de vez em quando a tristeza e a falta ainda batiam na minha porta, e nesses momentos me sentia extremamente frustrada por estar sentindo aquilo mesmo depois de tanto esforço para superar.

 Minha melhor amiga que já havia passado por uma situação parecida sempre me dizia para ter paciência, pois seria um processo e não apenas algo que mudaria da noite para o dia, porém claro que eu não tinha lá muita paciência para aguardar esse processo acontecer e vivia me frustrando. Eu não desisti de superar, continuei me agarrando as coisas que achava que iriam me fazer bem e sem perceber havia passado por essa fase difícil e me sentia totalmente recuperada e mais forte.

 Isto aconteceu há pouco mais de dois anos atrás, e as vezes parece que esquecemos dos aprendizados que já tivemos e precisamos passar por uma "reciclagem" não é mesmo? Pois bem, no inicio do ano fiz uma cirurgia nos olhos e o método usado apesar de ser o menos agressivo possível teria um processo difícil de recuperação, eu estava ciente disso, mas quando passei a viver essa experiência foi mais difícil do que eu pensava.

 Passei por dois dias sentindo muita dor e sem conseguir enxergar nada, os dias foram passando e a dor ainda persistia e minha visão foi voltando aos poucos, o que me causava muita angústia pois queria logo voltar a ver tudo mas era preciso passar por esse momento de recuperação e repouso, e claro... mais uma vez não querer passar pelo processo de recuperação me causou frustração em muitos momentos.

 Hoje completa três meses da cirurgia e finalmente posso dizer que estou totalmente recuperada, e mais uma vez tive que aprender que é preciso passar por um processo para se recuperar de uma dor ou trauma. Vivemos numa sociedade imediatista, que quer tudo para ontem, que diz que sentir é algo ruim e coisa de pessoas fracas, porém sabemos que na realidade, a noite sozinho no quarto de cada um, lidar com sentimentos não é tão fácil assim como dizem.

 Para superar os momentos difíceis é preciso passar por um processo, cada um tem o seu tempo, mas ainda assim te garanto que não é de um dia para o outro e nem que haja uma fórmula mágica que irá te livrar desse sentimento de uma hora para a outra como algumas pessoas nas redes sociais fazem questão de afirmar. É preciso viver de fato as situações, se deixar sentir, e apesar disso não ser fácil é preciso também buscar sempre trabalhar em si mesmo e tentar melhorar, com muita calma, paciência e acima de tudo, respeitando a si mesmo, sabendo que não somos todos iguais por isso cada um tem seu tempo, suas dificuldades e sentimentos.

 Mais uma vez eu pude ver que tentar pular a fase de recuperação não adiantou nada, ainda mais nesse caso que foi algo relacionado ao meu físico, que por mais que eu ficasse nervosa por não conseguir enxergar ou sair em dias de sol não me ajudou em nada, era preciso deixar o tempo passar e ter muita paciência comigo mesma.

 A mensagem que desejo passar para vocês hoje é que se faz necessário exercitar a sua paciência, respeitar a si mesmo e jamais desistir de ficar bem, porém tenha em mente que isso não será do dia para a noite, e sim como um trabalho de formiguinha. Cada coisa boa que você faz para si mesmo é um passo a frente, e assim aos poucos você chegará a recuperação quando menos esperar, um dia vai olhar para trás e perceber que aquela dor passou.

 Não desista de você, tenha paciência!

Comentários

  1. Excelente texto
    Realmente nos envenenamos com altas doses de ansiedade/ociosidade deixando de praticar a paciência e muitas vezes pela falta de paciência acabamos tomando atitudes que vão trazer como resultado consequências negativas.
    É sempre muito bom termos momentos como esse de reflexão e autoanalise para podermos nos elevar tanto espiritualmente quanto fisicamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus te faz um jardim regado!

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Estão roubando o seu tempo com Deus