Pequenas atitudes para transformar sua vida financeira

  Muitos jovens não tem a oportunidade de ter uma boa educação financeira, e por isso logo cedo acabam se endividando ou sentem grande dificuldade em realizar seus sonhos. Infelizmente eu não tive bons exemplos de administração financeira em minha vida, porém hoje em dia podemos encontrar muito material em sites e Youtube que nos dão dicas preciosas para a administração de nossas finanças.

  Há cerca de dois anos comecei a me interessar mais sobre esse assunto, pesquisar e participar de treinamentos e palestras, e hoje quero dividir com vocês algumas coisas que aprendi.

  Alguma vez você já gastou o dinheiro que estava na carteira e nem se lembra como? Há pessoas que dizem que não podemos trocar notas altas de dinheiro pois se não ele "some". Isto sempre acontecia comigo e com muitas pessoas que conheço e pode ser explicado de uma maneira simples:

O dinheiro que não tem nome sempre é gasto. 


  Durante o mês separamos uma quantia para pagar nossas contas de casa, cartão, etc. mas quando sobra dinheiro e não determinamos um fim para ele, acabamos gastando sem nem perceber, e normalmente é com coisas inúteis. Tendo isto em mente, é preciso que coloquemos um objetivo para todo o nosso dinheiro.

  Muitos tem dificuldade em poupar, ou como no meu caso, apenas depositam o dinheiro na poupança e não tem nenhum objetivo em mente para aquele valor, o que acaba por nos desanimar em juntar dinheiro.

Qual é o seu sonho? Quais são seus planos a curto, médio e longo prazo? Descoberto isso construa um plano para realiza-lo e baseie suas ações para cumprir com o seu planejamento. 


  Desta maneira fica bem mais fácil poupar dinheiro e controlar os gastos, como num efeito bola de neve, começando pela identificação do problema, planejamento e como consequência, maior controle financeiro.

  Outra coisa que aprendi é lidar com as crenças que construímos ao longo da vida, e em se tratando de dinheiro abraçamos muitas dessas crenças limitantes sem nem perceber, tomando-as como verdade e tendo atitudes baseadas nelas inconscientemente. Algumas delas são:

Dinheiro não traz felicidade;
O dinheiro é a raiz de todos os males;
Quanto mais você trabalha, mais dinheiro tem;
Investimento é para ricos;
As pessoas ricas são desonestas;
Se você não nasceu rico, provavelmente nunca será.

Ter tais crenças enraizadas em nosso ser influenciam a maneira como nos relacionamentos com nossas finanças de maneira extremamente negativa, é preciso identifica-las e quebrar estes padrões de pensamentos. 


  Estas são pequenas atitudes que podemos adotar que nos trarão muitos benefícios a médio e longo prazo. Não perca mais tempo, aproveite o inicio do ano para organizar as suas finanças e iniciar uma nova fase em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não flerte com o pecado! A desobediência leva a caminhos tortuosos

Deus te faz um jardim regado!

Estão roubando o seu tempo com Deus