domingo, 27 de setembro de 2015

5 passos para te ajudar a acabar com a tristeza


  Infelizmente fazemos parte uma geração que está cada vez mais aumentando os índices de casos de depressão, talvez isso se deva ao fato de como nossa geração está ligada com a mídia e suas ditaduras de como viver, e com uma vida tão corrida como a que nós jovens costumamos levar.

  Eu já fiz parte desse índice, sem perceber fui me afundando em pensamentos tristes e sem esperança, e quando dei por conta de repente não sentia prazer em mais nada, coisas que antes me faziam feliz passaram a não significar mais nada, me distanciei das pessoas que eu mais amava pensando que elas não gostavam de mim, e me fechei em um casulo escuro e de mágoas.

  Fiquei assim por meses, até que com a ajuda da minha mãe e do meu namorado resolvi reagir, não poderia mais deixar a tristeza me vencer. Prometi a mim mesma que iria me arrumar todos os dias da melhor maneira, e que não iria dar ouvidos aos meus pensamentos tristes, e todas as vezes que a tristeza batesse em minha porta eu iria fazer uma oração.

  E assim, com esse trabalho de formiguinha consegui sair do poço de tristeza que eu me encontrava.

  Escolhi a imagem acima (que eu mesma tirei) para ilustrar esse post, mostrar a diferença dessas duas lâmpadas, pois assim é com a nossa vida, as vezes sabemos que não estamos lá tão bem quanto queríamos, mas está dando para o gasto (iluminação com as lâmpadas amarelas), porém com o passar do tempo fica cansativo enxergar sempre com uma luz mais escura, não vemos as coisas como elas realmente são, mas nos acomodamos nessa situação e tentamos acreditar que a lâmpada amarela nem é tão ruim assim.

  Porém, uma simples escolha, por comprar uma lâmpada branca, com tecnologia mais avançada muda o seu modo de ver as coisas, de repente tudo fica mais claro, e é assim com a nossa vida, quando decidimos não nos abalar mais com os pensamentos negativos que nos cercam percebemos que não estávamos vendo as coisas como elas realmente eram.

  A vida não é fácil, não temos como acabar definitivamente com a tristeza pois há algumas situações que são inevitáveis, porém é possível mudar o modo como se vê as situações e evitar muitas mágoas e viver uma vida mais leve.

  Claro, há pessoas que tem depressão e que precisam ser tratadas por um profissional, porém no meu caso como não era algo tão grave, eu decidi colocar um ponto final naquilo e lutar para ter uma mente mais saudável,

1º Passo: Afaste-se daquilo que não te faz bem

  Você fica triste quando entra no Facebook ou no Instagram? Afaste-se até aprender a lidar com isso, tem pensamentos infelizes quando escuta determinadas músicas? Pare. Fica chateado quando está perto de certas pessoas que são tóxicas para você? Mais uma vez repito: afaste-se até aprender a lidar com isso. 

  Para mim, me afastar das coisas que não me faziam bem foi como um processo de desintoxicação. 

2º Passo: Cuide de você


  Invista tempo para cuidar de você mesma, tanto de seu interior quanto do seu exterior. Arrume-se, todos os dias tome um bom banho, se depile, coloque a melhor roupa que puder, cuide de sua pele e cabelos e faça as suas obrigações, se sentir bela é uma coisa muito importante para as mulheres, quando estamos de bem com a nossa aparência fazemos tudo com mais segurança e até alegria, e isso com certeza te ajudará a produzir mais no trabalho, faculdade e até mesmo na sua vida pessoal, todos irão notar a sua mudança. 

  Cuidar do interior também é muito importante, faça coisas que você gosta, que te tragam paz, como ler, ir a igreja, estar em contato com a natureza, escrever, tocar um instrumento, e o que mais te fazer bem. Ter momentos sozinha é muito importante.

3º Passo: Faça planos e coloque-os em prática

  Temos que ter esperança para continuar vivendo, tenha seus sonhos, trace planos e vá conquista-los, pois nada cai do céu, tudo que conseguimos é com muito esforço, nada vem fácil, mas quando conseguimos realizar um sonho é muito bom. 

4º Passo: Feche a boca

  Sim, isso pode parecer estranho, mas é extremamente necessário, é muito verdade aquela frase " o que ninguém sabe, ninguém estraga", infelizmente muitas pessoas tem inveja das outras, mesmo que não tenham motivos, e mal sabem de algo que você conseguiu conquistar e já ficam se correndo e falando pelo cotovelos, infelizmente isso acontece, e a melhor coisa para evitar fofoquinhas e estresses desnecessários é fechar a boca, 

5º Passo: separe o que você pode ou não lidar

  Até chegar a esse passo você já estará preparada para começar a separar o joio do trigo, e lidar com as suas feridas e dificuldades, comece aos poucos a encarar tudo aquilo que te fazia mal e veja se é possível lidar com aquilo de maneira pacifica ou se é melhor se afastar de vez. 

  Como tudo o que eu posto aqui no blog, repito que essa não é uma receita infalível, mas sim uma dica de como eu consegui superar esse tipo de problema e que também pode ajudar cada um de vocês. 

  Você tem algum segredo que como se livrar da tristeza? Conte a gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário