domingo, 27 de outubro de 2013

Fiz o Enem de novo e...

  Nesse final de semana fiz a prova do Enem pela segunda vez, a primeira fiz em 2011 e se comparando com a outra prova achei essa mais fácil do que a primeira, talvez não tenha sido as questões que estavam mais fáceis mas sim o fato de eu ter amadurecido nesse espaço de tempo.

  Foi uma experiência boa e sinceramente espero que dê tudo certo que eu consiga uma bolsa novamente só que dessa vez eu goste do curso que escolhi.

  Algo mais comum do que pensamos são jovens escolherem cursos sem terem certeza de que é realmente o que querem apenas porque se sentem pressionados pela família e sociedade, e eu fui uma delas, na hora de escolher o meu curso optei pela "clássica" administração pensando em que mesmo eu não tendo tanta certeza de que queria aquilo pelo menos teria facilidade em arrumar emprego. Grande bobagem, do que adianta ter essa facilidade se você não gosta do que estuda e não deseja seguir a carreira? Quando você vai "arrastado" para a aula e pensa o tempo todo no porque você realmente estava lá.

  Na minha sala de provas havia dezenas de Danielle (sim, com dois l e e no final algo que achei que não era fácil de encontrar) e vários Danilos. As Danielle mais velhas (com mais de 19 anos) estavam em sua maioria assim como eu prestando a prova novamente pois tinham decidido mudar de cursos.

  Tenho pensado muito nos últimos dias como quanto fui boba em me deixar pressionar a tomar decisões que na época eu não estava pronta e acabei perdendo tempo. Agora que estou um pouco mais madura do que na época uma das coisas que aprendi foi que EU faço a minha vida, as pessoas me dão conselho e até mesmo exigem respostas e atitudes de mim mas sou EU e mais ninguém que devo decidir o que e quando fazer quando eu estiver preparada e quando achar melhor para mim.

  Sempre fui muito ansiosa e minha mãe sempre me alertou sobre isso. quase sempre me preocupo exageradamente com situações que não precisam de tanto, mas aos poucos estou melhorando, para mim a ansiedade é como se fosse um vício, difícil de largar, que parece que se eu não me preocupar e querer apressar as coisas elas vão sair do controle e tudo irá dar errado. Decidi viver uma situação de cada vez e estou feliz de conseguir passar novamente pelo Enem intacta.

  Espero que você que está lendo esse texto e está terminando a escola agora consiga me entender e pensar com mais cuidado e responsabilidade em sua escolha. Agora que você está terminando a escola começa a sua vida adulta, da qual terá que trabalhar e começar novos ciclos sociais e responsabilidades sabendo que essa é a sua vida e que as escolhas a serem tomadas tem de ser decididas por você pelo o que você realmente quer para seu futuro. Não desperdice seu tempo.

  Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário